quinta-feira, 8 de maio de 2008

Visão geral sobre os temas abordados

Hoje em dia, as pessoas buscam ser muito éticas sempre, mas acabam por se alienarem de certa forma, pois assim deixam de pensar por si mesmas ou agir de acordo com seus pensamentos muitas vezes, com medo de ferir a tal ‘ética’ que todos prezam tanto.
Não contrariando ou mal dizendo ‘ética’ em si, mas apenas fazendo uma observação para esse aspecto muito presente nos dias hoje. Mas, principalmente por hoje vivermos em uma sociedade tão consumista, tão controlada pela mídia, isso pode acabar se tornando algo ruim, já que nos dias de hoje a suposta ‘qualidade de vida’ que as pessoas tanto almejam é sempre colocada em primeiro lugar em detrimento aos valores.
Ou seja, a ética está perdendo um pouco seu verdadeiro sentido. Visando não apenas uma boa convivência, como antigamente, mas sim determinando o “certo” e o “errado” de forma a fazer com que todos sigam aquilo imposto pela mídia, contribuindo dessa forma para o consumismo exacerbado e alienando todos de certa forma.

6 comentários:

naná xavier disse...

Caros amigos,

primeiramente parabéns pelo trabalho realizado. A estética do blog está bem pessoal e os posts estão colocados de maneira bem fácil de acessar.
A conexão entre os assuntos está bastante compreensível, e o tom pessoal de alguns posts facilita a transferência para o cotidiano do tema.
O texto sobre moral e ética está bastante didático, e apesar de não ser possível fechar exatamente um conceito de ambas, lendo o texto é possível compreender seus fundamentos.
Os textos de qualidade de vida têm uma visão crítica interessante, por estarem aplicados diretamente á vida do autores do blog.
O texto de consumimo questiona (coerentemente) o comportamento atual, que é extremamente contraditório em relação a ele, e inclusive aponta uma maneira de comnportar-se para prejudicar menos a sociedade.
Por fim, os textos de Alienação, que particularmente me agradaram mais, pois estão além de explicativos, críticos. Levantam questinoamentos válidos sem ter umavisão radical sobre o assunto. Realizam uma reflexão em cima de fatos e dá margem para uma discussão sobre o tema.

Parabéns novamente pelo bom trabalho!

Nayara Xavier
nº 28, 2º Delta

Marcílio disse...

Meus amigos,

O trampo de filo de vocês esta muito bom, antes de tudo parabéns! Analisando o blog de uma forma geral, ele apresenta textos bem explicados e sucintos, inteligente sem ser cansativo, as ilustrações estão muito bem colocadas e dão o tom certo a cada tema.

As relações feitas em todos os textos tem bases fortes, e a da alienação que faz referência ao taylorismo ta show.

A qualidade de vida també, esta bem escrita, achei que o consumo poderia ser até mais explorado, mas a análise feita foi bem explicada e mostrou as características presentes em nossa sociedade.

A e também as referências aos comportamentos atuais estão muito bem feitas.

Enfim, congratulation!!!

Marcello Stella
nº20, 2º Delta

Unknown disse...

Achei que o blog muito bem organizado. Quanto aos textos, gostei bastante, achei que foi usada uma linguagem fácil de ser entendida, um texto simples, sucinto, que não remete o leitor ao cansaço. Porém, alguns textos na minha opinião, foram pouco discutidos e aprofundados, deixando-os muito restritos a opinião do grupo.
De qualquer forma, o blog em geral está muito bom.
Parabéns!!!
Vivian Caroline de Oliveira
nº 38
2º Delta

Unknown disse...

Ahh gostei do blog, textos simples de entender, o blog ta bm pessoal...os textos estão relacionados e diretos...gostei da relação final de todos os temas...mesmo abordando a opinião pessoal do grupo!
Parabéns =)

Thalita 2° Delta
nª34

Samantha disse...

Bom meus parabéns pelo trabalho de vocês. Está realmente ótimo! O conteúdo geral dos textos, as ilustrações escolhidas, o "blog" como um todo está muito bom.

Agora falando individualmente de cada tema abordado, posso dizer que o meu "preferido" foi o de ÉTICA. O texto está ótimo, coerente, com um exemplo muito bem utilizado e de fácil entendimento.

Os textos de "QUALIDADE DE VIDA" apresentaram bons questionamentos e formas interessantes de nos mostrar como ela pode ser algo bem pessoal, sem possuir uma "fórmula" certa que se possa encontrar em livros de auto-ajuda e revistas, como disse a "Flá =]".

Aquele que abordou o "CONSUMISMO", achei um pouco confuso e contraditório em alguns aspectos, talvez por não deixar claro o "lado" do autor sobre o assunto; mas ao mesmo tempo ele soube usar uma ilustração coerente e inteligente.

E sobre os textos de "ALIENAÇÃO", seria complicado analisá-los como um todo, pois alguns me agradaram muito enquanto outros me confundiram um pouco; então o farei de forma individual. O primeiro, (do CeSiNhA), está bom de maneira geral, com ótimo desfexo, mas com certa "empolgação" no seu desenvolver, demonstrada pelo esquecimento de pausas e novos parágrafos. O texto que faz alusão a Marx, (do Pablo), apresentou-se meio confuso pois o autor do mesmo demonstrou sua dúvida sobre o exemplo citado. O terceiro, (da Flá =]), realmente me agradou, pois achei ótimo o uso do filme "Tempos Modernos" como exemplo e sua boa associação com a sociedade atual. E por fim, (da Amanda), está excelente, pois a simples (e de fácil entendimento) definição dada à Taylorismo demonstra bem a alienação geral das pessoas como um todo e como aqueles considerados "superiores" agem para manter essa alienação sob controle.


Bom, sem mais o que acrescentar, só tenho que novamente parabenizá-los por esse trabalho, que realmente me impressionou por ser de "ainda alunos" do 2º ano E.M.



Samantha.

Anônimo disse...

Olá!!!

Bom, parabéns pelo Blog!!!

O Blog de vcs me fez começar a refletir sobre os assuntos e percebi que tudo faz parte do meu dia a dia e cheguei às seguintes conclusões:
- Meu Deus!!! Sou uma alienada!!! Em vários momentos no meu trabalho acabo exercendo tarefas repetitivas e realmente é algo automático nem percebo que estou fazendo...
- Sou consumista!!! Eu gosto de comprar e não precisa nem ser pra mim, é pelo prazer de comprar...
- Qualidade de vida pra mim é ser feliz , estar com a minha família, é ter tempo para usufruir das coisas boas da vida.

Parabéns!!! Adorei o blog de vcs, souberam expor o pensamento de vcs e fazer também com que as pessoas reflitam sobre os assuntos.

Cintia Yuri Teraoka